
Orgulho e Preconceito, o livro não o filme, foi escrito por Jane Austen e publicado em 1913 tendo sido recusado pelos editores anos antes. Particularmente, eu não me surpreendi muito ao tomar conhecimento de tal fato. Quer dizer, o livro não é mesmo essas coisas todas... mesmo naquela época as pessoas acharam isso. No entanto, um pouco antes de Orgulho e Preconceito ser publicado, Jane conseguiu emplacar outro romance (que eu como péssima pessoa que sou esqueci o nome e não vou procurar de novo) o que provavelmente abriu as portas para o anteriormente-recusado-atual-clássico da literatura inglesa. Mas é claro que gostar ou não do livro é absolutamente pessoal.
Motivos pessoais que possivelmente me levaram a não gostar de Orgulho e Preconceito de Jane Austen:
- Apesar da mensagem ser universal e eterna (blábláblá), a roupagem está por demais ultrapassada para que as devidas adaptações temporais sejam feitas facilmente - afinal, 1913! Faz quase um século!!!!!
- Eu nunca gosto dos "mocinhos(as)", mas eu gosto de não gostar deles e, principalmente, eu gosto de não gostar deles pelos motivos certos! Já neste livro eu realmente gosto do mocinho (Mr. Darcy) e, embora eu não goste da mocinha (Elizabeth) , isso se deve ao fato dela ser muito, bem... "defeituosa" e não por ser perfeita demais (como é de costume)
- O livro é um tanto quanto... parado! Lento! - o bastante pra minha mãe desistir de ler no capítulo 15 (são 61!)
- Eu sempre confundo Orgulho e Preconceito com Crime e Castigo (do Dostoievski) - eu não consigo nem lembrar o nome do livro direito....
- Eu sou incrivelmente chata e difícil de agradar - motivo principal!!!
De qualquer forma, o livro é, como eu disse antes, um clássico da literatura inglesa e vale a pena lê-lo, mesmo que seja só para tirar as próprias conclusões a respeito.
NOTA: A família Bennet (pai,mãe e cinco filhas em idade de casar) mora em uma cidadezinha da Inglaterra. Uma grande propriedade do condado/cidadezinha é comprada por um jovem muito rico que para lá se mudo com suas irmãs e seu amigo ainda mais rico que ele.
Filhas em idade de casar + jovens vizinhos muito ricos... entenderam?!?
ROMANCE ROMANTICO
P.S.: agradeço a minha amiga Lana por ter me emprestado o livro e me possibilitado ingressar na carreira de crítica literária - apesar de eu tê-lo feito de forma tao incrivelmente desastrosa!
2 comentários:
huuum...
mto interessante...
*com a mão no queixo e cara d culta (n preciso d mto esforço pra isso)*
agora tb tah atacando de critica literária e cinematográfica, ao msm tempo!
um arraso! (q travesti, huahuahua...)
gostei, soh q depois dessa acho q ninguém mais vai querer ler o livro!
a editora vai te processar, cuidado! se precisar d defesa, me chama! eu faço um acordo com eles...
sou craque na barganha e meus honorários vão ser razoáveis, hehe...
negocio eh o seguinte:
1º] primeiramente o livro não eh meu e sim de uma daquelas minhas tias lá que vc bem conhece!
2º] eu não terminei de ler o livro, tanto pelo fato de eu ter uma certa sina por coisas inacabadas como pelo mesmo motivo de vossa excelntissima mãe:o livro eh sacal!
3º]adorei o filme, que no meu caso foi uma tentativa frustrada de me fazer retornar ao livro, adorei os palácios, a paisagem, aquela irmã looouca da elizabeth com aquela mãe pertubada e, principalmente, mr. darcy!!!
4º] agradeça a fama da literatura inglesa por lhe fazer ingressar no meio critico-literario e talvez, ou com ctza, a minha tia geisla, que deve ter comentado sobre o livro, e até mesmo estimulado,com vossa pessoa!
bzooo
:*
Postar um comentário