quarta-feira, 23 de maio de 2007

E.T.C. -- hauhauhauhauhauhuahuahuah

Capítulo um

Boas Vindas

1.1

Era Domingo, cinco de Fevereiro de 2006, dia de desembarque na Escola Tino Calinare. Havia um mar de carros estacionados na frente do colégio de onde desciam os alunos com suas malas carregadas para pelo menos uma semana letiva de batalha, porque é isso que a Tino Calinare é, um campo de batalha com seus exércitos rivais. Estes exércitos começavam a se reunir no pátio frontal esperando o já conhecido discurso da coordenadora, Mirian, a mulher de ferro!

- Bom dia alunos! Vocês estão chegando para mais um ano letivo neste que é o melhor colégio do país. Primeiramente eu tenho alguns avisos para os alunos do fundamental (...), quanto aos alunos do primeiro ano (...). E, finalmente, os alunos do segundo e do terceiro ano! Eu só tenho a dizer que espero de vocês um comportamento melhor que o apresentado nos últimos anos (...). Desta vez eu serei a responsável direta pela disciplina e estou certa de poder contar com a colaboração de vocês, caso contrario haverá conseqüências (...). Vocês estão recebendo o livro de regras, o qual devem consultar antes de iniciarem mais uma revolução. Os alunos novatos devem me acompanhar ate a coordenação, os demais devem ir para os dormitórios.

Eu sinto muito pelas inúmeras reticências, mas elas foram imprescindíveis para evitar a fadiga e também para que não perdêssemos tempo com o desnecessário. Talvez fosse conveniente, antes que eu prossiga com esta história, que você passasse por um curso básico de iniciação à vida social do colégio, mas isso nos faria perder muito tempo, por isso resumirei em algumas linhas.

Tino Calinare – socialmente falando

Na Escola Tino Calinare, existem pessoas de todos os tipos, imagináveis ou não, mas é possível classificá-las em dois principais: os ricos e os muito ricos. Os alunos do ETC são filhos das maiores fortunas do país, todos eles, pois o colégio não é do tipo que incentiva caridade. Outra divisão superficialmente visível está entre veteranos e novatos, os descolados e os socialmente deslocados. Mas este ano não havia muitos novatos nem os diferentes grupos poderiam se dar o luxo de sobreviver isoladamente. A diretora e proprietária do colégio, Ilza Calinare, assumiu neste ano de 2006 uma função meramente figurativa, cedendo poder quase irrestrito a sua filha, a coordenadora Mirian Calinare, o que significa uma mudança catastrófica nos padrões disciplinares da instituição. Voltando à classificação dos alunos em tribos distintas optei por dividi-los da seguinte forma:

· As equipes de kart

· O grupo de dança

· O jornal

· O clube de química

· As patys

· A equipe de teatro

Estes grupos, no entanto, não são homogêneos, podendo apresentar divergências e ramificações internas, o que dificulta o entendimento das relações sociais entre as muito mais de quatro paredes da ETC.

(continua)